Sistemas de rega tradicionais

Esta ação promovida pelo Município de Famalicão em como objetivo construir e recuperar estruturas de gestão da água tradicionais. Esta ação tem um caráter demonstrativo, uma vez que não envolve uma nova tecnologia em particular, mas aplica tecnologia pré-existente a um contexto local muito específico e necessidades locais. 

Embora estas estruturas tradicionais de gestão da água tenham potencial para contribuir para a adaptação do território às mudanças climáticas, muitas delas estão atualmente abandonadas e não cumprem a função de rega, nem asseguram os serviços ecossistémicos que lhes são comuns.

Tanque de armazenamento de água para usos múltiplos em estado de abandono, na área do projeto.

Em geral, os sistemas de armazenamento de água tradicionais podem contribuir para a adaptação às mudanças climáticas, pois possibilitam:

– Reduzir os custos e consumos energéticos associados à rega, uma vez que a localização destas estruturas permite fazer a rega por gravidade;

– Reduzir os efeitos das inundações repentinas, uma vez que podem armazenar quantidades significativas de água da chuva;

– Promover a infiltração da água da chuva no solo;

– Apoiar no reabastecimento de viaturas de combate a incêndios florestais;

– Suporte da biodiversidade, particularmente a biodiversidade nativa que também contribui para a manutenção da qualidade da água, enquanto a água é armazenada.

“Poça” – Bacia de Retenção

Na bacia hidrográfica da ribeira de Fradelos foram identificadas várias estruturas localmente chamadas de Poças cuja função é armazenar água.

Este tipo de reservatório caracteriza-se por ser uma depressão escavada no solo, sem que exista impermeabilização das margens ou fundo. Tem uma geometria irregular, sem faces planas ou margens verticais. Apesar de armazenar um volume de água inferior ao de um tanque com igual área, tem um custo muito inferior e suporta muito mais biodiversidade.

O projeto prevê a instalação de uma destas estrutura com uma poça com a mesma tecnologia das tradicionais, centenárias, existentes na bacia, mas com uma dimensão adaptada às necessidades actuais. 

Tanques

A construção de tanques para apoio à rega foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura durante séculos.

Gradualmente foram substituídos por outro tipo de sistemas (que incluem motores eléctricos e os tubos plásticos), muitas destas estruturas acabaram por ser abandonadas.

Os tanques para além de fazerem apoio à rega, reduzem o efeito de cheias e promovem o suporte à biodiversidade. Nesta ação será reconstruído um tanque e construído um outro, numa área importante para a gestão da água da bacia do ribeiro de Fradelos.