Esta ação contribuirá para a sustentabilidade deste projeto, já que o seu objetivo é promover a utilização dos resultados, por outras entidades, e a sua aplicação em contextos semelhantes, replicação, ou até diferentes, transferência de resultados.
Esta ação prevê a maximização dos resultados do projeto particularmente através do envolvimento de atores locais na implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão da água, especialmente na Bacia do Ribeira de Fradelos. As medidas de adaptação a serem replicadas e/ou transferidas incidirão particularmente em:
– Reconstruir ou promover a manutenção de estruturas tradicionais de gestão de água, como caixas d’água, poço e minas (espécie de poço horizontal, coberto por terra)
– Restauração de ecossistemas
– Reutilização de águas residuais em atividades humanas/econômicas;
Decorrente dos impactes das alterações climáticas nos padrões de precipitação, a necessidade de implementar sistemas de re-utilização de águas residuais compatíveis com várias atividades economicas é cada vez maior. Este tipo de solução permite ter quantidades constantes de água disponíveis ao longo de todo o do ano.
Neste sentido serão promovidas ações de disseminação técnica dos resultados de tratamento obtidos com o protótipo desenvolvido pelas Águas do Norte com a finalidade do protótipo ser replicado noutro contexto. O público alvo desta ação são de quadros superiores e técnicos de organizações envolvidas na gestão de recursos hídricos.